sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Processos de formação de artistas alcança sucessos no vale do aço




Os processos de formação de artistas desenvolvidos pela ArcelorMittal BioFlorestas em parceria com a “Cia Clara de Teatro” e o “Grupo Teatro Invertido”, ambos de Belo Horizonte, têm gerado resultados positivos nas comunidades de atuação da empresa. De 01 a 09 de dezembro, foram realizadas as apresentações de encerramento do ano dos grupos de Marliéria, Baixa Verde e São Pedro dos Ferros, acompanhadas por aproximadamente 900 pessoas. 

“Nossa Cia”, “Grupo de Teatro Babilônia” e “Coração de Ferros” são as companhias de teatro formadas a partir do trabalho de capacitação conduzidos nos municípios de influência da ArcelorMittal BioFlorestas. O objetivo principal do projeto é respeitar as identidades locais e fomentar a cultura, dando à comunidade as ferramentas para que esse processo se torne sustentável.

 Os grupos reúnem jovens e adultos de idades variadas, com e sem experiência em teatro, e, a qualificação acontece por meio de oficinas comandadas pelas companhias profissionais. “Os grupos locais estão amadurecendo a cada dia através de um trabalho constante e sistematizado. Os espetáculos resultantes do processo são emocionantes, pois retratam diretamente a realidade de cada local. As apresentações foram tocantes, tornando o nosso trabalho muito gratificante!”, pontua Maria Rita Fonseca, analista de projetos da Fundação ArcelorMittal Brasil.

 Com grande representatividade em São Pedro dos Ferros, o grupo Coração de Ferros, foi, inclusive, convidado a inaugurar o novo espaço cultural da cidade, apresentando seu espetáculo no dia 20 de dezembro.